AcessaSP de Palestina

Sejam todos bem vindos a este blog espero que gostem e que seje útil.

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Projeto "Usuários Ecológicos" (5º encontro)

O nosso 5º encontro com muito frio por isso vieram poucos participantes, fizemos um rápido encontro.

Pesquisamos uma música sobre o meio ambiente, fizemos a leitura da mesma e depois cantamos acompanhando no youtube, que foi adicionado nas redes sociais, onde cada um transmitiu uma mensagem.



http://www.youtube.com/watch?v=WbxIYTs62Zs


Natureza, Espelho de Deus
Chitãozinho e Xororó



Eu sou a água dos rios das beiras da terra
A dar de beber as sedentas sementes
Eu sou a nascente, o cerrado e a serra
Eu sou o grito de dor da madeira ferida
A relva, a selva, a seiva da vida
Peão boiadeiro que o laço não erra
Eu sou o doce das frutas, a erva que amarga
O quarto de milha e o mangalarga
As águas revoltas são os prantos meus
Quem envenena meus mares, me queima e desmata
Me sangra sem pena, aos poucos me mata
Não vê que eu sou o espelho de Deus

Eu sou a natureza, indefesa, não me trate assim
Eu sou a águia, a baleia e o angelim
Somos irmãos da terra, pedra, bicho, planta, gente, enfim
Pra que essa vida viva cuida bem de mim

Eu sou o sol das manhãs sobre minhas campinas
O frio das neves, as claras colinas
Os pássaros livres, a sombra que resta
Eu sou o bicho do mato, a flor pantaneira
Eu sou a savana, a serpente, a palmeira
O cheiro do verde que vem da floresta
Sou cavaleiro do mundo, eu sou a boiada
Eu sou o estradeiro e o pó da estrada
Sou crença nos olhos dos homens ateus
Quem me devasta, me fere, me caça, me extingue
Me arranca as raízes não deixe que eu vive
Não pode se ver no espelho de Deus

Eu sou a natureza, indefesa, não me trate assim
Eu sou a águia, a baleia e o angelim
Somos irmãos da terra, pedra, bicho, planta, gente, enfim
Pra que essa vida viva cuida bem de mim.

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Projeto "Usuários Ecológicos"(4º encontro)

No 4º encontro descobrimos que 2011 foi lançado pela ONU o ano Internacional das FlORESTAS. Vimos também as 10 florestas mais ameaçadas no mundo e com apenas 10% de sua cobertura vegetal original, a Mata Atlântica, na costa brasileira, é uma delas.



“As florestas estão sendo destruídas a uma taxa alarmante para dar lugar a pastagens, plantações, mineração e expansão de áreas urbanas. Com isso, estamos destruindo nossa própria capacidade de sobreviver,” alerta Olivier Langrand, diretor de política internacional da CI. Ele lembra que, além de prestar serviços vitais para os humanos, as florestas têm potencial econômico, de prevenção de erosão e, ainda, de absorção do carbono, gás que contribui para o aquecimento global.



Em seguida divulgamos nossa comunidade:

http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115473972



Matéria postada no jornal da cidade(A Imprensa)sobre o projeto do Meio Ambiente

segunda-feira, 20 de junho de 2011

Projeto "Usuários Ecológicos" 3º encontro

Neste 3º encontro começamos a criar na rede um álbum com imagens que contém mensagens positivas sobre o Meio Ambiente, por exemplo:



Em seguida criamos uma comunidade(TODOS PELO MEIO AMBIENTE) e postamos para que todos participem e, em todos os encontros iremos postar essa comunidade e ao fim do projeto verificar quantos membros conseguimos que participasse da comunidade.

Segue o link da comunidade, entre, participe e ajude a espalha-la pois é para o bem de todos.



http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=115473972

quinta-feira, 16 de junho de 2011

"Usuários Ecológicos" (2º encontro)





Começamos nosso encontro de hoje pesquisando sobre o que seria meio ambiente, quando e o porque de sua criação. Talvez uma coisa simples que se fale tanto mas muita gente não saiba.
O encontro de hoje foi muito produtivo e participativo por todos os participantes, pois até eu aprendi fatos desconhecidos ,e é muito bom aprender juntos.
A imagem acima foi adicionada no perfil do orkut de cada um com seguinte mensagem:

Vamos todos juntos preservar o MEIO AMBIENTE. Comece agora.

Vejamos como:


Introdução




“Meio Ambiente é tudo o que tem a ver com a vida de um ser (plantas, animais, pessoas) ou de um grupo de seres vivos. (...) os elementos físicos, vivos, culturais e a maneira como esses elementos são tratados pela sociedade.”

“Meio Ambiente é tudo o que tem a ver com a vida de um ser ou de um grupo de seres vivos. Tudo o que tem a ver com a vida, sua manutenção e reprodução. Nesta definição estão: os elementos físicos (a terra, o ar, a água), o clima, os elementos vivos (as plantas, os animais, os homens), elementos culturais (os hábitos, os costumes, o saber, a história de cada grupo, de cada comunidade) e a maneira como estes elementos são tratados pela sociedade. Ou seja, como as atividades humanas interferem com estes elementos. Compõem também o meio ambiente as interações destes elementos entre si, e entre eles e as atividades humanas. Assim entendido, o meio ambiente não diz respeito apenas ao meio natural, mas também às vilas, cidades, todo o ambiente construído pelo homem” (Neves e Tostes, 1992, p. 17).

“Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações” (Constituição da República Federativa do Brasil, 1988 - CAPÍTULO VI - DO MEIO AMBIENTE, Art. 225).



No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.


Vejamos algumas formas que podemos adotar para preservar nosso meio ambiente




Não polua

Não jogue pilhas e baterias de celular no lixo comum. Mantenha bacias hidrográficas, rios, represas e lagoas livres de lixo ou qualquer tipo de resíduo. Lembre-se: o cano que sai da sua casa provavelmente deságua num rio, numa lagoa ou no mar.

Preserve a biodiversidade

Espécies animais e vegetais merecem respeito. Plante árvores: elas produzem oxigênio e são abrigos para aves.

Seja coerente

Economize energia, água, prefira equipamentos que não prejudiquem a camada de ozônio, reutilize materiais, recicle o lixo caseiro, use menos o carro, ande mais a pé, evite produtos de origem animal.

Passe a sua vida a limpo

Reveja seu estilo de vida. Pense num padrão condizente com o mundo sustentável.

Boicote

Engaje-se em movimentos de boicote a produtos que não respeitam o meio ambiente. Aliás, nem espere por moviemntos: faça isso sempre que cair a ficha.

Eleja e cobre

Fiscalize o trabalho e a postura dos deputados e senadores ligados à sua comunidade ou cidade. Escreva para eles fazendo sugestões ou cobranças.

Separe o joio

Nunca na história tivemos acesso a tanta informação - e também a tantas opiniões diferentes. Faça a coisa certa e a sua parte.

Ensine as crianças

Preparar as novas gerações à luz de princípios ecológicos é a garantia de um mundo mais redondo daqui para frente.

Acredite no futuro

Estimule idéias inovadoras, invista em grupos não-governamentais, renove sua crença de que tudo vai dar certo. Quanto mais pessoas acreditarem na paz, mas ela será possível.



Mensagem do dia: Vamos todos juntos preservar o MEIO AMBIENTE. Comece agora.

terça-feira, 14 de junho de 2011

Projeto "Usuários Ecológicos" 1º encontro



Começamos nosso projeto na sexta-feira (10/06/11), neste primeiro dia (chuvoso e muito frio) assistimos a um vídeo “ MEIO AMBIENTE” Poluição do ar, da Água e do Solo > http://www.youtube.com/watch?v=81ekVbcSno0

Discutimos, refletimos e analisamos a respeito, onde cada um falou o que achou e o que podemos fazer para ajudar a diminuir tais desastres, como por exemplo: sempre jogar lixo no lixo, evitar ao máximo o uso de sacolas plásticas, evitar o desmatamento, as queimadas.

A seguir adicionamos o vídeo ao orkut, o qual cada um deixou a sua mensagem.

Isac ribeiro
: Cuide bém de nosso meio ambiente para que podemos viver mais saudáveis.

Daniel Ribeiro de Oliveira: Que esse Ambiente não é bom, mas temos que todos juntos, ajudar o nosso planeta terra para a melhoria do nosso Ambiente.

Pamela Kawata: Não deixar lixo jogado no chão,lixo sempre no lixo.não deixar poluir o nosso meio ambiente.preservar sempre o nosso Planeta terra.não deixar acontecer isso como o video mostra .sempe preserve o nosso planeta terra.cuide bem.

Mensagem do dia
: Vamos ajudar a salvar nosso planeta que foi colocada no perfil de cada participante.

terça-feira, 7 de junho de 2011

O DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE






Cuidar é a melhor forma de preservar


No dia 05 de junho comemora-se o dia do meio ambiente.

A criação da data foi em 1972, em virtude de um encontro promovido pela ONU (Organização das Nações Unidas), a fim de tratar assuntos ambientais, que englobam o planeta, mais conhecido como conferência das Nações Unidas.

A conferência reuniu 113 países, além de 250 organizações não governamentais, onde a pauta principal abordava a degradação que o homem tem causado ao meio ambiente e os riscos para sua sobrevivência, onde a diversidade biológica deveria ser preservada acima de qualquer possibilidade.

Nessa reunião, criaram-se vários documentos relacionados às questões ambientais, bem como um plano para traçar as ações da humanidade e dos governantes diante do problema.

A importância da data é devido às discussões que se abrem sobre a poluição do ar, do solo e da água; desmatamento; diminuição da biodiversidade e da água potável ao consumo humano, destruição da camada de ozônio, destruição das espécies vegetais e das florestas, extinção de animais, dentre outros.

A partir de 1974, o Brasil iniciou um trabalho de preservação ambiental, através da secretaria especial do meio ambiente, para levar à população informações acerca das responsabilidades de cada um diante da natureza.

Mas em face da vida moderna, os prejuízos ainda estão maiores. Uma enorme quantidade de lixos é descartada todos os dias, como sacos, copos e garrafas de plástico, latas de alumínio, vidros em geral, papéis e papelões, causando a destruição da natureza e a morte de várias espécies animais.

A política de reaproveitamento do lixo ainda é muito fraca, em várias localidades ainda não há coleta seletiva; o que aumenta a poluição, pois vários tipos de lixos tóxicos, como pilhas e baterias são descartados de qualquer forma, levando a absorção dos mesmos pelo solo e a contaminação dos lençóis subterrâneos de água.

É importante que a população seja conscientizada dos males causados pela poluição do meio ambiente, assim como de políticas que revertam tal situação.

E cada um pode cumprir com o seu papel de cidadão, não jogando lixo nas ruas, usando menos produtos descartáveis e evitando sair de carro todos os dias. Se cada um fizer a sua parte o mundo será transformado e as gerações futuras viverão sem riscos.

Fonte: http://www.brasilescola.com