AcessaSP de Palestina

Sejam todos bem vindos a este blog espero que gostem e que seje útil.

terça-feira, 11 de maio de 2010

ACESSA SÃO PAULO


O que é o programa ACESSA SÃO PAULO?

Acessa São Paulo é o programa de inclusão digital do Governo do Estado de São Paulo, coordenado pela Secretaria de Gestão Pública, com gestão da Prodesp, Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo - Diretoria de Serviços ao Cidadão.

Instituído em julho de 2000, o Programa Acessa São Paulo oferece para a população do Estado o acesso às novas tecnologias da informação e comunicação (TIC's), em especial à internet, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural, intelectual e econômico dos cidadãos paulistas.

Para atingir seus objetivos, o Programa Acessa São Paulo abre e mantém espaços públicos com computadores para acesso gratuito e livre à internet. Para ver como são as unidades do AcessaSP, visite o Catálogo dos postos e o Fotolog do AcessaSP (http://www.acessasp.sp.gov.br/index.php)


Visão, Missão e Valores

Visão
Acabar com a exclusão digital no Estado de São Paulo. Ser reconhecido internacionalmente como referência em inclusão digital.

Missão

Garantir acesso democrático e gratuito às tecnologias da informação e comunicação, facilitando o uso dos serviços de governo e produção de conhecimento, e promovendo os processos de participação pública e redes sociais para o desenvolvimento econômico, social, pessoal e da cidadania.

Valores

Trabalhar com respeito ao cidadão e sua diversidade, com ética, transparência e comprometimento, buscando a excelência e a generosidade, promovendo o conhecimento livre e a colaboração, para inclusão digital e social dos cidadãos do Estado de São Paulo.


Os Postos AcessaSP

Para melhor atender a população e atingir os objetivos de inclusão digital, o Programa Acessa São Paulo possui 2 tipos distintos de Posto, cada um com características especiais.

. Municipais
Implantados em parceria com prefeituras paulistas, geralmente localizados nas bibliotecas municipais.

. Postos Públicos de Acesso à Internet (POPAIs)
Implantados em parceria com secretarias e órgãos do Governo do Estado, como os postos do Poupatempo, os restaurantes do Bom Prato, terminais de ônibus da EMTU, estações de trens da CPTM e do Metrô, Secretarias de Estado, Centros de Integração da Cidadania (CICs), etc.

Atividades integradas


Além da abertura e manutenção dos espaços públicos de acesso à internet, o Acessa São Paulo também desenvolve atividades importantes para a inclusão digital como:

• Fomento a projetos comunitários com uso de tecnologia da informação: Rede de Projetos

• Produção de conteúdo digital e não-digital para a capacitação e informação da população atendida: Cadernos Eletrônicos AcessaSP e MiniCursos AcessaSP

• Divulgação e facilitação do uso de serviços de governo eletrônico: Links úteis

• Promoção de ações presenciais e virtuais que possam contribuir para o uso cidadão da internet e das novas tecnologias: Programa de formação continuada

• Produção de pesquisas e informações sobre inclusão digital: Ponline e Conexões científicas.

O AcessaSP conta com a parceria e o expertise do LIDEC - Laboratório de Inclusão Digital e Educação Comunitária da Escola do Futuro da USP - co-responsável por diversas das atividades desenvolvidas pelo programa.


Números do programa


Para se ter a dimensão do Programa AcessaSP, veja algumas importantes conquistas:

• 9 anos de existência
• 45.560.842 milhões de atendimentos
• 1.916.671 total de cadastros
• 595 postos AcessaSP em funcionamento
• 33 postos em implantação
• 541 municípios atendidos
• 1.172 monitores

Um comentário:

  1. Oi Rose legal esta postagem, ele contem conteudo que passou despercebidos pra muitos monitores eu mesmo ja tb a 8 anos com o acessa e nunca tive curiosidade pra saber quantos anos existe o programa rsrsrsr parabens pela atitude

    ResponderExcluir