AcessaSP de Palestina

Sejam todos bem vindos a este blog espero que gostem e que seje útil.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Palestina comemora 73 anos



No dia 30 de maio o Município de Palestina estará completando 73 anos de emancipação política, e para comemorar esse aniversário ocorre na cidade neste período a Festa do peão de 27/05 à 30/05/10 com grandes atrações artísticas eo melhor do rodeio brasileiro.

No dia 30 de maio ocorre um grandioso desfile cívico pelas ruas do centro da cidade, onde acontece belíssimas apresentações.

Palestina possui um grande ponto turístico denominado CACHOEIRA DO TALHADÃO que é uma belíssima qued'agua formada pelas águas do Rio Turvo que corta o município. É conhecida também por cidade Presépio.
A imagem ao lado entitulada “Palestina Coração dos Tres Rios” é um livro que conta toda história de Palestina desde de seu inicio,escrita pelo autor João Macedo de 92 anos de idade funcionário da Prefeitura que embora já aposentado ainda ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Administração, é uma pessoa muito ilustre em nossa cidade tendo recebido o título de “Cidadão Palestinense”.

Sua população estimada em 2004 era de 9.146 habitantes.
Possui uma área de 695,358km². Situa-se na região noroeste do estado. Localiza-se aproximadamente ha 450km da capital e pertence ha região de São José do Rio Preto.
Denominações Anteriores: Nova Palestina.
Fundadores: Valentim Álvares Martins.
Data da fundação: Talvez antes de 1930.
A origem de Palestina está quase toda consignada em atas das reuniões, que na época foram feitas por moradores da região, sempre sob a presidência de Valentim Álvarez, considerado fundador da cidade.
Consta, pois, daqueles documentos que a fundação deu-se a 1° de janeiro de 1922, quando, em casa de Egydio Zaccaro, na fazenda Piau, ficou resolvida a constituição de um patrimônio sob a denominação de "São João da Paulistina".
Seguiram-se várias reuniões numa das quais Valentim Alvarez anunciou sua disposição de doar parte de sua propriedade ao patrimônio, reservando um quarteirão para que se construísse a igreja em louvor a S. João Baptista. O patrimônio constituído ficava situado entre as cabeceiras das fazendas: Canoas, Jardim e Piau, onde se formou o pequeno povoado.
Tornou-se distrito de paz pela Lei n° 2236, de 22 de dezembro de 1927, no município de Nova Granada e elevado a município na comarca de S. José do Rio Preto, pela Lei n° 2782, de 23 de dezembro de 1936.
O município de Palestina, instalado no dia 30 de maio de 1937, constitui-se pelo Decreto n° 10.001, de 24 de fevereiro de 1939, com o distrito de paz do mesmo nome, que ficou dividido em 3 zonas, sendo a 1ª Palestina, 2ª Santa Filomena e 3ª Guarda-Mor.
O Decreto-lei n° 14.334, de 30 de novembro de 1944, transformou as zonas em distrito e mudou-lhes os nomes – Santa Filomena passou a denominar-se Boturuna e Guarda-Mor, Jurupeba.
Pela Lei n°233, de 24 de dezembro de 1948 foi incorporado o distrito de paz de Duplo Céu.
Origem do nome:
Palestina, nome dado por colonos de origem turca ou palestina.

HINO DE PALESTINA

Do passado pleno de glória
E um futuro promissor,
Palestina, presente na história
Com trabalho, com garra e suor.
Palestina terra hospitaleira
Povo honrado e trabalhador.

Seu cenário de cachoeiras
É celeiro, de paz e amor.

Refrão:Palestina, Palestina
Meu coração te pertence.
Palestina nos ensina
Que quem luta sempre vence.

Como mãe acolheste imigrantes
Que irmãos nossos se tornaram.
E unindo-se aos seus habitantes
Um só povo se formaram.
Município muito importante
Do noroeste paulista.
Palestina, segues triunfante
Nesta tua marcha progressista.


[Com informações do site da Prefeitura Municipal de palestina]

Um comentário: